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Que atendimento é realizado para cada tipo de deficiência, transtorno global do
desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação na sala de recursos?
Disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS9xT4dwB5AQUuM07QTQlAOF-6aPA1J4_rBIed7218h7uMWp6qIaQ |
Surdez: o
AEE tem por finalidade o ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; o
ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita; a produção e adequação de
materiais didáticos e pedagógicos com base em imagens; entre outros.
Cegueira: o
ensino do Sistema Braille; orientação e mobilidade no contexto escolar; o uso
de tecnologias de informação e comunicação acessíveis; disponibilização de
materiais didáticos e pedagógicos acessíveis: áudio-livro, livro digital
acessível, textos em formato digital e materiais táteis; o ensino da técnica de
Soroban; a transcrição de material em tinta para o Braille, entre outros.
Baixa
visão: o ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos; materiais
didáticos e pedagógicos acessíveis: ampliação de fontes, materiais com contraste
visual; o encaminhamento para avaliação funcional; a estimulação visual, entre
outros.
Deficiência
física: o uso de recursos de comunicação alternativa; o uso dos recursos
de acesso ao computador: ponteira de cabeça, acionadores, entre outros; o uso
de recursos de acessibilidade: engrossadores de lápis, plano inclinado,
tesouras adaptadas, entre outros.
Deficiência
intelectual: o desenvolvimento de processos intelectuais/exercício da
atividade cognitiva; a aprendizagem que possibilita passar de regulações
automáticas para regulações ativas; a possibilidade de sair de uma posição
passiva e automatizada diante da aprendizagem para o acesso e apropriação ativa
do próprio saber.
Surdocegueira: o
uso de recursos de comunicação, como o Braille, a Língua Brasileira de Sinais,
o alfabeto digital, Braille tátil, escrita na mão, entre outros; a
disponibilização de materiais didáticos e pedagógicos acessíveis.
Transtornos
globais do desenvolvimento: sempre que o transtorno ocasionar uma
deficiência, o estudante é atendido na sua necessidade de serviço e recursos de
acessibilidade.
Altas
habilidades/ superdotação: esses estudantes têm suas atividades de
enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino
regular em interface com as instituições de ensino superior, institutos
voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes,
entre outros.
Os
serviços e recursos mencionados para atender aos estudantes não esgotam todas
as possibilidades de criação.
REFERÊNCIA:
Texto disponível em
: http://portal.inep.gov.br/web/educacenso/educacao-especial. Acessado em
abr/ 2015.
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